Os 100 Filmes Que Mudaram a Minha Vida – A Lista

“Nós sempre teremos Paris”, disse certa vez um charmoso Humphrey Bogart a uma preocupada Ingrid Bergman, naquela que é uma das cenas mais representativas do cinema. O que vou tentar fazer é reconstruir a minha Paris cinematográfica. Eu não procurarei resgatá-la – porque ela nunca correu o risco de ser esquecida -, mas reencontrá-la. Depois de 20 anos de existência, é uma tarefa no mínimo difícil escolher os 100 filmes que fizeram mais diferença para a sua vida. Aos 80, deve ser quase impossível.

Nem todos os filmes dessa lista são grandes filmes. Alguns nem sequer são bons. Mas procurei me manter fiel ao conceito original, que é: filmes de que sempre vou me lembrar. É verdade, eu posso ter me esquecido de colocar um ou outro que também adoro. Mas, se esqueci, talvez ele não fosse assim tão importante. Há algumas anomalias. Há alguns filmes consagrados. Isso não importa.

Portanto, começando da próxima, assistirei um filme por semana, cujo DVD (ou Blu-Ray. Quem sabe?) vou adicionar à minha parca videoteca. A idéia é reconstruir uma parte da minha vida. Portanto, não pretendo escrever críticas ou comentários convencionais, já que este não é o objetivo do projeto. Os textos ficarão arquivados na tag 100filmes, no menu ao lado. Mesmo sem querer, o primeiro texto, sobre o Rei Leão, já foi publicado. A ordem da lista é meramente ilustrativa. Faltam 99. Qual será o próximo?

O Rei Leão

Snoopy, Volte Pra Casa

Jumanji

Donnie Darko

A Árvore da Vida

Melancolia

Branca de Neve e os Sete Anões

A Bela e a Fera

A Felicidade Não Se Compra

E O Vento Levou

Cinema Paradiso

Dogville

O Sexto Sentido

Asterix e Cleópatra

Conta Comigo

O Poderoso Chefão

Desejo e Reparação

Na Natureza Selvagem

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2

Nosferatu: Uma Sinfonia do Horror

O Picolino

Cantando na Chuva

A Mulher Faz o Homem

Clube da Luta

Um Estranho no Ninho

A Lista de Schindler

Laranja Mecânica

Caminhos Perigosos

ET: O Extraterrestre

Space Jam

O Iluminado

Ensina-me a Viver

A Espada era a Lei

Pulp Fiction

Todo Mundo em Pânico

Fantasia

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas

O Nascimento de uma Nação

Homem-Aranha

Marley e Eu

O Estranho Mundo de Jack

James e o Pêssego Gigante

Três Homens em Conflito

Janela Indiscreta

Pagemaster – O Mestre da Fantasia

Esqueceram de Mim

O Demônio da Algéria

O Exorcista

Tropa de Elite

Titanic

A Viagem de Chihiro

Tiros em Columbine

Grease

E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?

Coração de Dragão

Uma Cilada para Roger Rabbit

Forrest Gump

História Sem Fim

O Exterminador do Futuro 2

Um Sonho de Liberdade

A Vida é Bela

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

A Corrida do Ouro

Entrando Numa Fria

Melhor é Impossível

O Cão e a Raposa

Indiana Jones e o Templo da Perdição

2001: Uma Odisséia no Espaço

Toy Story

Up – Altas Aventuras

Piaf – Um Hino ao Amor

O Show de Truman

Pinóquio

Watchmen

Curtindo a Vida Adoidado

Apocalypse Now

Mogli

À Espera de um Milagre

Metrópolis

101 Dálmatas (desenho)

Crepúsculo dos Deuses

Edward Mãos de Tesoura

Feitiço do Tempo

Casablanca

Guerra nas Estrelas

Rocky Horror Picture Show

Os Imperdoáveis

Meu Ódio Será Sua Herança

A Mosca

Poltergeist

Réquiem Para um Sonho

Suspiria

Táxi Driver

Tempos Modernos

Trainspotting

Tubarão

Veludo Azul

Brinquedo Proibido

A Montanha dos Sete Abutres

Fellini 8 1/2

Sobre Leonardo Maran

Fã de quadrinhos, filmes, livros, músicas, peças. Só falta arranjar tempo para tudo isso.

Publicado em setembro 16, 2011, em Uncategorized e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Grande ideia, Léo! Boa sorte na empreitada. É bom ver vários filmes na lista que tb significam bastante pra mim, além de alguns dos quais temos falado no CeC, tanto pela eleição dos melhores por década quanto pelo Festival de Cinema Francês.

    Mas Space Jam é sacanagem, hein, hahaha.

Deixe um comentário